Como remover um vírus sem antivirus?

Para este POST estou considerando que trata-se de um virus que seja executável. Claro que existem outras apresentações e gêneros de vírus de computador.
Cancelar o processo correspondente

Primeiramente cancele seu processo, correspondente. Se não conseguir fazer em modo normal terá que fazer reiniciando seu computador em modo de segurança (pressionando F8 no inicio do boot). O processo pode ser visto abrindo o “Gerenciador de Tarefas” na aba Processo. Basta marcar eclicar no botão mais abaixo denominado “finalizar processo”.

Outra forma de abrir o gerenciador de tarefas

Uma outra maneira de abrir o gerenciador de tarefas, caso o vírus tenha desabilitado a opção pelo CTRL+ALT+DEL é por Iniciar – Executar – taskmgr [Enter]
Excluir a chave de inicialização
Após a finalização do processo corresponde ao vírus deve-se descobrir onde ele está sendo inicializado. O ponto mais comum é pelas variáveis de inicialização do regedit. O melhor atalho para estas chaves que são inicializadas na abertura do Windows é através do msconfig.
Como executar o msconfig?
Para isso, você deve ir em Iniciar – Executar – msconfig [Enter]
msconfig
Na janela do msconfig temos na aba Inicializar vários dos processos que são inciados com o windows. Você pode ainda explorar as outras abas em buscas de .exe sendo carregados. Mas, primeiramente localize da aba inicializar que concentra as formas mais utilizadas de inicio para os vírus.
Feita a localização do vírus ou programas que não deseje mais que sejam iniciados ao abrir o Windows você pode simplesmente desmarcá-los nesta lista.
Anote nesta mesma janela o caminho do executável para que possa excluir, fisicamente o arquivo, assim que estiver resolvido o problema.
Como saber se deu certo?
Inicie novamente seu computador normalmente e veja se no Gerenciador de Tarefas sumiram os processos suspeitos.
Em caso de dúvida quanto ao que é ou não virus?
Existem vários sites especializados no assunto, entretanto, um caminho bem prático para descobrir é através do google, simplesmente digitando o nome do executável seguido ou não da palavra vírus e lendo um pouco nos resultados.
Muitas vezes desta forma você acaba encontrando soluções específicas para cada vírus.
Quando formatar o computador?
Nunca. Esta deve ser sempre a sua última alternativa, pois, enquando os seus dados estiverem no computador, acredite, é possível sim salvar o que está lá.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *