Todos os posts de Márlei Rafael Schildt

Como remover um vírus sem antivirus?

Para este POST estou considerando que trata-se de um virus que seja executável. Claro que existem outras apresentações e gêneros de vírus de computador.
Cancelar o processo correspondente

Primeiramente cancele seu processo, correspondente. Se não conseguir fazer em modo normal terá que fazer reiniciando seu computador em modo de segurança (pressionando F8 no inicio do boot). O processo pode ser visto abrindo o “Gerenciador de Tarefas” na aba Processo. Basta marcar eclicar no botão mais abaixo denominado “finalizar processo”.

Outra forma de abrir o gerenciador de tarefas

Uma outra maneira de abrir o gerenciador de tarefas, caso o vírus tenha desabilitado a opção pelo CTRL+ALT+DEL é por Iniciar – Executar – taskmgr [Enter]
Excluir a chave de inicialização
Após a finalização do processo corresponde ao vírus deve-se descobrir onde ele está sendo inicializado. O ponto mais comum é pelas variáveis de inicialização do regedit. O melhor atalho para estas chaves que são inicializadas na abertura do Windows é através do msconfig.
Como executar o msconfig?
Para isso, você deve ir em Iniciar – Executar – msconfig [Enter]
msconfig
Na janela do msconfig temos na aba Inicializar vários dos processos que são inciados com o windows. Você pode ainda explorar as outras abas em buscas de .exe sendo carregados. Mas, primeiramente localize da aba inicializar que concentra as formas mais utilizadas de inicio para os vírus.
Feita a localização do vírus ou programas que não deseje mais que sejam iniciados ao abrir o Windows você pode simplesmente desmarcá-los nesta lista.
Anote nesta mesma janela o caminho do executável para que possa excluir, fisicamente o arquivo, assim que estiver resolvido o problema.
Como saber se deu certo?
Inicie novamente seu computador normalmente e veja se no Gerenciador de Tarefas sumiram os processos suspeitos.
Em caso de dúvida quanto ao que é ou não virus?
Existem vários sites especializados no assunto, entretanto, um caminho bem prático para descobrir é através do google, simplesmente digitando o nome do executável seguido ou não da palavra vírus e lendo um pouco nos resultados.
Muitas vezes desta forma você acaba encontrando soluções específicas para cada vírus.
Quando formatar o computador?
Nunca. Esta deve ser sempre a sua última alternativa, pois, enquando os seus dados estiverem no computador, acredite, é possível sim salvar o que está lá.

 

Perdeu um e-mail no antigo Outlook Express! Recupere agora e-mails perdidos!

outlookexpresssplash_kerodicas_com

Esta ferramenta é muito útil para quem não tem mais o Outlook Express, mas, ainda, por algum motivo armazena os arquivos de extensão .dbx.
Ela faz parte do pacote de aplicativos para PenDrive. Ai está!
http://www.pendriveapps.com/mail-viewer-open-dbx-files/
Você tem que descompactar em uma pasta temporaria e rodar o programa MailView.exe que faz parte do pacote.

Sensor de movimento, iMotion 3D, quer tomar o lugar do mouse e controle

O iMotion é um novo dispositivo capaz de captar gestos do usuário e utilizá-los para controlar TVs, computadores e dispositivos móveis. Composto por três sensores de LED e um software específico, o iMotion se comunica com uma webcam para identificar os movimentos do usuário. No momento, gadget está em fase de financiamento coletivo no site Kickstarter.

copia-de-9075fca7014fff69a8fe7a842a701586_large

 

Segundo o chefe executivo da Intellect Motion’s, Alexander Khromenkov, o dispositivo poderá ser combinado com qualquer webcam integrada a um notebook ou PC e até mesmo controlar algumas funcionalidades de smartphones e tablets com Android. A inspiração para o aparelho surgiu do filme de ficção científica Minority Report, estrelado pelo astro Tom Cruise.

O dispositivo conta com três sensores e botões adicionais em sua lateral, que podem simular, entre outras coisas, o botão direito do mouse. Na superfície de contato com a palma da mão, há também um sistema de vibração utilizado como alerta de jogos. A fixação do gadget é feita através de tiras de velcro ajustáveis.

dfgdfgdfg

A tecnologia do iMotion foi desenvolvida, inicialmente, para ajudar no tratamento e recuperação de pacientes com problemas de locomoção, entre eles, atletas em busca de reabilitação para voltar ao esporte. No entanto, há aproximadamente um ano, o gadget começou a ser usado para controlar jogos, até surgir seu primeiro protótipo.

Ainda segundo Alexander Khromenkov, o usuário poderá utilizar até três controladores iMontion simultaneamente. “Digamos que você esteja em um jogo de tiro e seu personagem foi atingido no lado esquerdo do corpo. Neste momento, o sensor da mão esquerda irá vibrar para que o usuário saiba do dano”, disse o CEO.

No momento, o iMotion encontre-se em fase de financiamento coletivo no site Kickstarter, onde os desenvolvedores esperam arrecadar cem mil dólares para custear todas as etapas de produção. O dispositivo deve chegar ao mercado custando em torno de US$ 79 (cerca de R$ 180).

 

 

Fonte: Techtudo.com.br

Malware bancário rouba dinheiro ao monitorar teclado virtual; entenda

Com o crescente uso de serviços de Internet Banking, o número de computadores infectados por trojans bancários também tem aumentado. Só em 2012, foram quase 900 mil computadores infectados pelo trojan Zeus. Esse tipo de vírus geralmente é enviado por e-mails falsos que imitam os enviados por alguns bancos, conseguindo, assim, a atenção do usuário e aproveitando-se de brechas no Windows para instalar-se no computador da vítima.

password

 

Após instalado, o malware tem acesso a várias funções do seu computador, incluindo o teclado virtual, tanto o que já existe de forma nativa no Windows e como também o que é oferecido por sites de banco para sua segurança, sendo capaz de burlar essa proteção.

Segundo os analistas da Kaspersky Lab, existem duas vertentes diferentes de trojan bancário: os de múltiplos alvos, capazes de trabalhar através do sistema de diferentes bancos e similares, e os apenas aos clientes de um único banco. Ambos agem da mesma forma.

Saiba como os trojans bancários roubam senhas e dados de contas:

Monitoramento de teclado virtual

O malware registra tudo que o internauta digita no teclado, conseguindo assim o acesso a informações confidenciais como senhas e outras combinações de teclas digitas.

Captura de imagens da tela do computador

As imagens são salvas no computador, em uma pasta que o criminoso tem acesso de forma remota, ou ainda enviadas diretamente para uma conta e-mail onde armazena os dados.

Direcionamento para sites falsos

Esse redirecionamento pode acontecer quando o internauta vai ao site que procura, já que o programa reconfigura arquivos responsáveis pela navegação. Os sites são idênticos aos originais, mas as informações que digitadas ali são enviadas para o desenvolver do trojan.

Anulação de teclados virtuais

Ao anular o sistema para a introdução de dados de forma segura em teclados virtuais, os cibercriminosos recolhem todas as informações que as vítimas digitam através do sistema.

Controle de conexões do seu navegador

Isso garante que os invasores possam obter os dados da conta que o usuário digita no site do banco e a modificar o conteúdo da página para solicitar informações confidenciais, como por exemplo pedir o número do cartão bancário, senha, e outros dados.

Outro método utilizado pelo trojan é avisar ao usuário que o token inserido no site de Internet Banking é falso, oferecendo uma nova lista com códigos funcionais. Para conseguir acesso a esta lista, a vítima precisa inserir códigos que possui num formulário, e dessa forma pode facilmente ter o dinheiro redirecionado para as contas do cibercriminoso.

“Apesar de parecer impossível, existe uma solução para estes ataques, como a tecnologia Safe Money”, diz Nikolav Grebennikov, diretor de tecnologia da Kaspersky Lab. No entanto, é preciso saber que assim como as tecnologias de segurança estão sempre se reinventando, a tecnologia por trás de trojans e key-loggers também está sempre em evolução. Por isso, é necessário tomar cuidado com e-mails estranhos e navegar na Internet com muito cuidado.

Fonte: Techtudo.com.br

Novo Trojan ‘Shamoon’ rouba seus dados e formata seu PC

Pesquisadores de segurança estão investigando um malware destrutivo, chamado “Shamoon” que é capaz de substituir o registro mestre de inicialização de um computador, além de roubar informações e apagar todos os seus dados. A Symantec suspeita que este Cavalo de Troia está sendo usado para ataques direcionados, contra empresas específicas.

 

shamoon_resources-580x212

primeiras informações sobre este malware, começaram a surgir nesta quinta-feira (16), a partir das empresas de antivirus. O Shamoon, que também é conhecido como Disttrack, está sendo usado em ataques direcionados contra pelo menos uma organização, no setor da energia, de acordo com a Symantec.

O malware é composto por uma pasta de 900 KB que contém um número de “recursos criptografados”, de acordo com a Kaspersky Labs. Uma delas é um driver de disco assinado pela EldoS Corp., um fornecedor de componentes para segurança corporativa, que é usado para o acesso ao disco pelos componentes do malware.

Numa análise mais aprofundada, a empresa Seculert concluiu que Shamoon ataca em dois estágios. Primeiro, ele infecta um computador conectado à internet e o transforma em um proxy para se comunicar com o servidor de controle do malware. Depois disso, ele se espalha para outros computadores da rede corporativa, rouba as informações, as transmite ao seu servidor e em seguida, executa a sua carga destrutiva, apagando arquivos e o registro de mestre de boot da máquina.

As empresas Securlet, Kaspersky e Symantec estão no rastro do malware para descobrir quem está por trás do ataque. A única até o momento que atualizou seu antivírus com a proteção contra o Shamoon, foi a Symantec.

fonte: techmundo.com.br

 

HP lança primeiro notebook do mundo com o sensor Leap Motion integrado

A HP anunciou o primeiro notebook do mundo a trazer o sensor de movimento Leap Motion. É uma versão do Envy 17, com as mesmas especificações do modelo original, porém com o suporte a controles gestuais proporcionado pelo acessório. O gadget chega ao mercado em outubro com preços a partir de US$ 1049 (cerca de R$ 2415).

novo-laptop-da-hp-tem-leap-motion

 

A tecnologia Leap Motion tem suporte a movimentos com as mãos e todos os 10 dedos, com velocidade de 290 quadros por segundo, garantindo uma precisão acima da média, em um campo de visão de 150 graus. No laptop da HP, ela fica em um pequeno sensor “abaixo” do teclado.

Ao iniciá-lo pela primeira vez, o usuário tem que calibrar o sensor. Depois disso, ele fica ativo por padrão. No entanto, é possível desativá-lo, basta apertar simultaneamente a barra de espaço e a tecla Fn. Um pequeno indicador de LED, como os de conexão Wi-Fi e bateria, por exemplo, mostra se ele está ligado.

Até agora, já há mais de 100 aplicativos com suporte ao Leap Motion, e a expectativa é de que este número só cresça daqui para a frente, com a chegada de novos produtos, como este Envy 17, ao mercado. O recurso é bem semelhante ao Kinect, do Xbox 360, e dá ao usuário a opção de controlar seu notebook sem tocar no mouse ou na tela.

Além do Leap Motion, o novo Envy 17 tem um hardware de alto nível, com processadores Intel Core i3, i5 ou i7 de quarta geração, memória RAM de até 8 GB, gráficos dedicados com placa da NVIDIA, 1 TB de armazenamento e display de 17.3 polegadas com resolução de 1920 x 1080 pixels. Além de microfone, webcam e todas as conectividades.

Confira o vídeo demonstrativo do notebook com Leap Motion em ação:

fonte: engadget.com

Conheça o Meta Space Glasses, novo concorrente do Google Glass

 

Enquanto o Google Glass não chega ao mercado, os concorrentes se armam para entrar na briga em um segmento que deve se tornar uma nova aposta da indústria a partir do próximo ano. O Meta Space Glasses é um protótipo de óculos de realidade aumentada, que combina múltiplos sensores.

As especificações finais ainda não foram fechadas pela fabricante, mas até agora o que se sabe é que ele terá duas telas LCD com 960×540 pixels (calibrados para 23 graus de visão estereoscópica), câmera RGB, sensor de infravermelho (com resolução de 320×240 pixels), além de acelerômetro, giroscópio e bússola de três eixos.

O protótipo inicial, financiado pelo Kickstarter, está disponível no site oficial do Meta Space Glasses. O preço é de US$ 667 (cerca de R$ 1.627, sem impostos). A previsão de entrega das primeiras unidades dos óculos é para abril de 2014, mas esse prazo também pode mudar.

Fonte: www.techmundo.com.br

Review: GTA 5 faz história e vira um dos melhores games da atual geração

GTA 5 é o novo jogo da premiada série de mundo aberto da Rockstar Games. De volta à cidade de Los Santos, mesma de GTA: San Andreas, e cheio de novidades, o game se firma como um dos melhores de todos os tempos – já que, certamente, é o mais caro da história, com um custo estimado de US$ 266 milhões. Conheça em detalhes o novo jogo da franquia de sucesso mundial, que chega às lojas hoje nos Estados Unidos e na quinta-feira (19) no Brasil – com preço de R$ 199 para PlayStation 3 e Xbox 360.

grand-theft-auto-5-gta-novidades

A volta do rei dos ladrões

 

Lá se foram mais de seis anos desde o estrondoso lançamento de GTA 4. O jogo foi a estreia da franquia nos consoles da atual geração. E assim como nos outros títulos, a polêmica série de games da Rockstar se focou no apelo adulto, violência excessiva e prática de crimes.

 

Agora, já no fim da geração, Grand Theft Auto V chega ao Xbox 360 e PlayStation 3 abusando das características que fizeram a fama da franquia e, principalmente, adicionando toneladas de novos elementos e conteúdo à consagrada fórmula de sucesso.

fonte: www.techtudo.com.br

 

Microsoft lança prévia do Internet Explorer 11 para usuários de Windows 7

ie

Microsoft, enfim, disponibilizou o Internet Explorer 11 para usuários de computadores comWindows 7. Ainda em fase de preview, o navegador vem com algumas características novas na tentativa recuperar uma posição de destaque no mercado diante da concorrência comGoogle Chrome e Mozilla Firefox. Os usuários do navegador já podem baixar a novidade.

As principais alterações são em termos de desempenho. Segundo a Microsoft, o Internet Explorer 11 é até 30% mais rápido do que seus concorrentes no Windows 7. Além disso, ele possui novas ferramentas para desenvolvedores, melhorias na execução de Javascript e suporte ao padrão WebGL.

O anúncio da novidade foi feito no blog oficial do Windows, em publicação assinada pelo gerente de marketing do IE, Roger Capriotti. A versão preview dará um bom panorama de como será o programa, que chega ainda este ano aos PCs com Windows 7 e o novo Windows 8.1, provavelmente no lançamento do último.

Em publicação no IE Blog, site oficial do Internet Explorer, os gerentes de programas do browser, Sandeep Singhal e Rob Mauceri, destacaram algumas das funções que podem ser utilizadas pelos consumidores que têm o Windows 7. Segundo eles, o motor Chakra de JavaScript garante melhor performance, compatibilidade e segurança.

“No Windows 7, o IE11 Release Preview é 9% mais rápido do que o IE 10. Ou seja, uma evolução de 5% em relação à versão Developer Preview (lançada no meio deste ano para desenvolvedores), e a diferença é de mais de 30% para o nosso principal concorrente”, diz.

Via Mashable

 

Lookout Antivirus & Security oferece proteção básica para seu Android

lookout_abre2-435px

 

 

 

 

 

Smartphones são um verdadeiro baú do tesouro com informações pessoais, e se você for descuidado não demora muito para que malfeitores consigam colocar as mãos em todos estes dados. Proteger o aparelho com uma senha é uma forma de se precaver contra ataques no mundo real, mas você também precisa ficar de olho em apps sorrateiros que estejam atrás de suas informações. O Lookout Security & Antivirus (Antivirus e Segurança |Lookout) é um app que o ajuda a defender seu aparelho contra todos os tipos de malfeitores, mas você terá de pagar alguns dólares por mês se quiser proteção realmente completa.

O Lookout está disponível gratuitamente no Google Play, e você pode usá-lo tanto com uma conta gratuita quanto uma conta Premium. A gratuita lhe dá acesso aos recursos básicos, como um antivírus e a capacidade de localizar seu aparelho remotamente.

Se você pagar US$ 3 mensais terá acesso a um “conselheiro de privacidade” que lhe mostra a quais informações cada app tem acesso. É como uma versão simplificada da janela de permissões que o Android mostra sempre que um app é instalado, mas as informações são apresentadas de uma forma que é mais fácil compreender. O Lookout Premium também lhe dá uma ferramenta de navegação segura, que avisa se você tentar acessar um site malicioso com o navegador de seu smartphone.

O antivírus do Lookout é executado automaticamente sempre que um novo app é instalado, e você pode configurá-lo para realizar varreduras automáticas em horários pré-determinados ou iniciar uma manualmente. De acordo com dados do AV-Test, um respeitado laboratório independente que testa produtos antivírus, o Lookout foi capaz de detectar 99% das ameaças às quais foi submetido.

É um bom resultado em comparação a outros apps de segurança para Android, e o quarto melhor em um ranking de aplicativos de segurança. Em todos os anos desde comecei a usar o Lookout, nunca vi o app alertar sobre algum malware em meu smartphone. Se você seguir precauções básicas (só instalar apps via Google Play, evitar apps piratas, etc) tem mais chances de encontrar um app que tenta violar sua privacidade do que uma ameaça real, como um trojan.

Uma desvantagem em deixar o Lookout rodar sempre que você instala um app é que isso pode deixar o smartphone mais lento, especialmente se você está instalado ou atualizando vários apps de uma vez só e não usa um aparelho dos mais poderosos. Deixar o programa rodando em segundo plano não pareceu ter um impacto negativo na autonomia de bateria, mas se você realmente se preocupa com isso pode desativar este comportamento na tela de configurações do app.

lookout_mapa-580px

 

Mesmo que você decida não pagar por uma conta Premium, o Lookout vale a pena por sua capacidade de localizar remotamente um smartphone. Basta fazer o login em lookout.com para ver a posição de seu aparelho em um mapa e até mesmo fazê-lo “gritar” para tornar mais fácil localizá-lo. O app também pode disparar um “sinalizador”, um e-mail com sua última localização conhecida caso a bateria comece a ficar fraca. Infelizmente os dois recursos mais úteis, que permitem bloquear remotamente um aparelho ou apagar todo o conteúdo de sua memória, são reservados para os usuários Premium.

A proteção oferecida pela versão gratuita do Lookout é básica, mas pode ser o suficiente para oferecer paz de espírito aos usuários. O app é uma boa escolha para famílias, já que é possível usar uma única conta para rastrear e gerenciar múltiplos aparelhos de uma só vez.

fonte: pcworld.uol.com.br